sábado, 24 de janeiro de 2009

the children's war

hoje foi mais um dia de museu!
a luísa está em portugal por motivos familiares e a xana foi para bath para a festa de natal do atelier (que devido à crise foi adiada para janeiro) e deve estar a esta hora a curtir que nem uma doida na festa temática dos punks. muito gosta esta gente de se mascarar!
bem, resumindo, fiquei eu e o molas a guardar a casa (e o bendito rato, claro!) e hoje resolvemos ir ver uma exposição que eu já andava a namorar há algum tempo.
the children's war é uma exposição do imperial war museum sobre as crianças evacuadas de londres para o interior durante a segunda guerra mundial. esta evacuação começou a 1 de setembro de 1939, dois dias antes da declaração oficial do início da guerra. em 1940 60% das crianças (que entretanto ficaram em instituições e famílias de acolhimento) já tinham sido devolvidas às famílias.

























































































para além de todos os testemunhos, fotografias e objectos da época, a exposição faz a recriação de um abrigo (shelter) e de uma casa da época que está muito engraçada. organizado e aproveitado como é este povo, construiram abrigos em ferro nas salas que se tornaram em mesas de jantar. inteligente e muito práctico!
como recordação, podemos trazer para casa um caderno de racionamento (deve ser semelhante aos cubanos) ou um livro de como sobreviver à guerra no que diz respeito a reutilização de roupa ou mesmo de receitas ultra mega económicas.
o dia esteve geladinho, o museu estava cheio, o metro também e por fim o soho (definitivamente a melhor zona para se jantar em londres) onde jantamos num buffet vegetariano. na volta a casa ainda assistimos à actuação dos bombeiros e da polícia num prédio que estava a arder (um valente aparato!), que originou o corte de trânsito em tottenham e por isso ainda demos um salto à foyles (uma livraria gigante onde uma vez eu e a xana nos perdemos do molas!) e ao supermercado para comprar doces e vinho =)

Sem comentários: