sábado, 27 de março de 2010

Ética para um jovem


Ainda não falei da professora que me tem obrigado a pensar em coisas nas quais há muito não pensava, mas hei-de falar. Vou começar por partilhar um excerto do livro que estou a ler da bibliografia recomendada da cadeira (a de ética e deontologia).

'-Paizinho, gostava que a mamã, tu e eu fôssemos dar um passeio de barco, pelo mar.'
O meu sentimental amigo sentiu um nó na garganta, mesmo por cima do da gravata:
'-Claro, meu filho, vamos quando quiseres!'
'-E quando estivermos lá muito longe', continuou a fantasiar a meiga criaturinha, 'atiro-vos aos dois à água, para se afogarem.'
Do coração quebrado do pai jorrou um grito de dor:
'Mas, meu filho..!'
'Claro, pazinho. Ou não sabes que os pais não param de nos estragar tudo?'

Fernando Savater in Ética para um jovem

Sem comentários: