quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

uma história curiosa

shoichi yokoi foi um soldado japonês que se tornou mundialmente conhecido ao ser encontrado escondido na ilha de guam, 27 anos após o término da segunda guerra mundial.
o soldado foi alistado no exército imperial japonês em 41 e enviado pouco depois à ilha, no oceano pacífico, ocupada pelos japoneses após o ataque a pearl harbor, que deu início ao conflito naquela região. quando os norte-americanos recuperaram a ilha em 1944, yokoi embrenhou-se na selva para evitar a rendição às tropas inimigas.
nos primeiros tempos em que se manteve escondido caçava à noite, usava as plantas nativas da ilha para fazer roupas, forros, cama e conservadores de alimentos, que escondia na caverna que passou a habitar. shoichi temia ser morto caso caísse nas mãos dos habitantes de guam, devido ao tratamento dispensado à população civil da ilha pelos japoneses durante a guerra e por isso, 28 anos escondeu-se numa gruta no terreno de uma parte desabitada da ilha evitando ser descoberto e recusando-se a entregar-se mesmo após achar folhetos que anunciavam o fim da guerra (temendo que fosse publicidade enganosa do inimigo).












na tarde de 24 de janeiro de 1972 foi descoberto nas matas de talofofo por caçadores locais que o capturaram, carregando-o para fora da selva com algumas contusões.
'foi muito constrangedor para mim ter retornado com vida', disse yokoi ao chegar de volta a seu país, com seu rifle de combate a tiracolo, numa frase que se tornaria um ditado popular no japão.
o seu aparecimento, quase trinta anos após o fim da segunda guerra mundial transformou-o numa celebridade mundial. em 1977 foi tema do documentário de sucesso 'yokoi and his 28 years of secret life on guam'.
em 1991, aos 75 anos de idade e 19 após seu reaparecimento, foi recebido em audiência pelo imperador do japão, akihito, ocasião para a qual chegou a preparar um discurso de arrependimento.
yokoi morreu em 97, aos 82 anos, de ataque cardíaco em nagoia, e foi enterrado na mesma campa da mãe, que ali etava desde 1955, quando ele era ainda um solitário soldado escondido nas selvas de guam.

Sem comentários: