quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

fraldas descartáveis não!

seguindo o post anterior e, por coincidência, uma conversa que tivemos ontem cá em casa.. estou muito contente porque acabei de resolver um problema futuro relacionado com fraldas de bebés!
segundo a revista ecologist, só no reino unido mais de 3 bilhões de fraldas descartáveis são deitadas ao lixo cada ano.
cada criança usa, em média, mais de 4500 fraldas até aos 2 anos. o que representa papel e petróleo que nunca mais acaba e 500 anos de decomposiçao (para cada fraldinha).
apesar de já me ter conformado que ao menos iria aderir às novas fraldas (meias) ecológicas que trocam todo o plástico por papel, não estava ainda minimamente satisfeita.
ontem vi pela primeira vez fraldas de tecido com um formato igualzinho às plásticas. são tão prácticas de colocar como as outras e têm uma pelicula rectangular descartável (que se coloca entre o rabo e a fralda) que permite a maior parte da absorsão e a fácil remoção dos sólidos para o lixo.












a vantagem para as tradicionais, de pano, são o fecho muito mais práctico, o tecido muito mais forte e o formato que dispensa as antigas dobras para peritos de origami.
o preço (cerca de €10) equivale a 80 fraldas descartáveis, o que é uma pena, mas pode ser que com alguma aderência venha a esbater-se.
ainda vou montar um negócio de fraldas ecológicas em portugal! e mais, vou ser eu própria a construi-las com as bases de costura que a d. celeste me deu este verão.
carla, temos negócio?


Sem comentários: