quinta-feira, 21 de maio de 2009

lá vem mais uma!

















aqui têm as imagnes do nosso futuro terreiro do paço: sem carros e, espero estar enganada, sem pessoas!
não será já um cliché dizer que devíamos era tirar os carros todos da cidade e andar a pé? quem é que anda a pé? quantos dias, no ano inteiro, não sentamos o rabo no carro? as lojas na baixa fecham cada vez mais cedo, não há cafés decentes e, ao fim-de-semana, nem se fala.
além disso, como podem ver pelas imagens, o terreiro do paço vai ser um sítio extremamente agradável, cheio de sombras e de sítios para estar..
uma rede de transportes nocturna decente e segura? para quê? ninguém ia aderir.. agora passear de um lado pó outro no terreiro do paço sim, acho que é o domingo perfeito de qualquer das pessoas que conheço. fosca-se. não era suposto andarmos pá frente?

acabei de encontrar um bom excerto:
'o projecto divulgado em sessão privada de cml emoldura o terreiro do paço com piso riscado, invocando a cartografia do séc xvi. a placa central é preenchida por uma desconcertante rede de losangos ocre, de areão, a 'condizer' com as fachadas dos edifícios, num imenso tartan de gosto duvidoso, debruado a risquinha cinzenta e rematado por um losango verde-garrafa sob o plinto da estátua, em 'pandan' com o verdete. aplana-se a placa central com uma 'bancada' de 1m de alto, em degraus, ao longo de toda a frente-rio, para banhos de sol, farturas e passear o cão.'

2 comentários:

Lek disse...

O que sempre me ocorreu desde que existem estas iniciativas camarárias para dinamizar o Terreiro do Paço, foi transformá-lo num espaço lúdico de artistas de rua, daqueles que não temos. Ou então uma catrefada de monhés todos ao monte a vender rosas uns aos outros.

Maria disse...

ora aí está. de vida é o que esta cidade precisa. o resto temos cá tudo!