terça-feira, 19 de janeiro de 2010

I'm in love with Sweden

Está decidido.. as minhas três balas (não são as balas do Gonças..) vão para a Suécia! Mais que não seja.. porque acabei de saber que lá não se cumprimenta as senhoras com beijocadas, mas sim com apertos de mão.
Estava por aqui a descobrir as maravilhas do eco-paraíso, quando tropecei no blog de um português que viveu por lá. Se quiserem espreitar é aqui, se não quiserem, vejam só este post que me pôs a rir.

O Ram e as saudações
O Ram. O meu companheiro de casa indiano quando vivi na Suécia. Tive de partilhar com ele a minha frustração:

- Bolas Ram... A Suécia tem muita coisa boa, mas este negócio de cumprimentar as senhoras com um aperto de mão não tem jeito nenhum.
- Mas como é que vocês cumprimentam as mulheres em Portugal?
- Damos dois beijos. Na Índia não?
- Cumprimentar as mulheres com dois beijos? Nós na Índia respeitamos muito as mulheres! Nós na Índia nem lhes tocamos!
- respondeu-me indignado
- Tudo bem... Mas se forem pessoas da família é diferente não? - perguntei para desanuviar
- Depende da familiar que é. Aí já pode ser normal cumprimentar... mas também depende da idade. Por exemplo se forem pessoas idosas respeitamos muito e nem lhes tocamos.
- Nunca tocaste num idoso para o cumprimentar
?
- Comigo e com as gerações mais novas já começa a ser diferente.
Já apertamos a mão aos idosos e tudo. Agora somos muito open-minded.




Tive que vir acrescentar este post ao meu próprio post. Estou sozinha em casa a rir à gargalhada com este blog. Só pode ser um bom presságio!



Sei que os suecos gostam da natureza porque...
... quando estava acabado de chegar à Suécia comentei a um português que já vivia pela escandinávia há mais tempo:
- Isto de viver aqui é mesmo diferente. Hoje acordei, abri a janela e estavam uns "bambis" no jardim.
E a primeira resposta que lhe ocorreu foi:
- Olha que os suecos adoram a natureza do país! Tu não mates os bichos!

1 comentário:

IM disse...

Boa escolha!

PS - Gostei da referência às balas do Gonças... :)