quinta-feira, 6 de maio de 2010

O Kant era um tipo simples..

O trabalho de Ética e Deontologia Profissional é analisar e comentar uma de três obras, das quais escolhi 'Sobre um suposto direito de mentir', do amigo Kant. Mas a coisa não está fácil.. o senhor deve ter sido molestado em pequenino por palavras maléficas e parágrafos aterradores.

'Quem suporta o pedido de informação que outrem lhe dirige a propósito de se ele, na declaração que agora tem de fazer, quer ou não ser verdadeiro, não admite já com indignação a suspeita contra ele deste modo levantada, isto é, que poderia muito bem ser um mentiroso, mas pede licença para pensar numa possível excepção, é já um mentiroso (in potentia) – o que mostra que não reconhece a veracidade como dever em si mesmo, mas reserva para si excepções a uma regra que, segundo a sua essência, não admite excepção alguma, pois que esta seria uma contradição directa da regra consigo mesma.'

Vou ali para a praia tentar dar-lhe a volta.



2 comentários:

Filipa disse...

Ui, tamos bem, eu tb vou fazer sobre esse texto!! Ainda nao li, tenho de arranjar coragem, ainda mais que eu e o Kant nunca nos demos bem e ele agora voltou pa me assombrar outa vez! Tenho tanta vontadinha de fazer este trabalho! Vai ser lindo!!!! Bjokas gandes

Maria disse...

Quando leres diz-me o que achaste.

Beijo