segunda-feira, 17 de maio de 2010

Um suposto direito de mentir

Sinto-me uma miúda no exercício de não mentir.
Fiquei picada nas aulas de Ética, fiquei picada com todos os moralismos e teorias que desenvolvemos e teimamos em não cumprir nem para cavar batatas e fico picada cada vez que me lembro que só conheço uma pessoa (pelo menos que eu saiba), no mundo inteiro, que não mente.
Curiosamente essa pessoa não tem uma vida fácil, tampouco dorme descansada.. mas isso é por outros quinhentos, e ainda assim, não mente mesmo.
Quem é que não se atrasa porque adormece, se distrai a ver televisão, encontra um amigo que não vê há imenso tempo, ajuda uma velhinha a atravessar a estrada, fica a ter uma conversa maravilhosa, precisa mesmo mesmo de dez minutos (ou mil) para respirar fundo ou para ficar a olhar para o dia de ontem?
Um dia vou ser crescida e deixar de dizer que o comboio se atrasou, que me marcaram qualquer coisa no trabalho, que estou tão doente que não me levanto ou que o meu carro está trancado por um qualquer anormal que se foi embora. (No outro dia fiquei mesmo com o carro trancado por outros três, mas para além de os donos não se terem ido embora e estarem a olhar para mim com a maior calma do mundo, tenho testemunhas!)
É difícil dizer que não nos apetece ir jantar, mas é muito mais difícil sermos apanhados num outro jantar qualquer. É fácil dizer que estamos mesmo a chegar, mas é difícil estarmos uma hora inteira à espera de alguém.
E muitas vezes é mais difícil ouvir a verdade do que mentir.. mas nós merecemos dizer a verdade e ser respeitados por isso e merecemos que nos digam a verdade e respeitar os outros também por isso. Porque a verdade é só mesmo isso. A simples e básica verdade. A mentira é outra coisa muito maior.. geralmente para gente crescida. Mas o meu crescer vai ser, esse sim, uma coisa em grande. Ou assim espero..

2 comentários:

Anónimo disse...

És tu com a Ética, e eu com a Filosofia lol

Mentir é feio e pode dar mau resultado. Porém, há mentiras que até são bem proveitosas e podem eventualmente evitar algo de menos bom :)

Let me guess: you were caught with your mouth in the bottled (ou será jar?...não sei)





Sign: Pete

Maria disse...

A minha ideia é que essas mentiras proveitosas somos nós que inventamos para não nos sentirmos culpados. Mas sendo humanos há que aceitar erros e assumir verdades. Sejam elas de que carisma forem.