quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Fui promovida. Agora sou dadora de aférese!




O que é a aférese?
Consiste em colher selectivamente uma pequena percentagem de um componente sanguíneo (plaquetas, glóbulos vermelhos ou plasma), com a ajuda de um aparelho automático – separador celular – sendo os restantes componentes sanguíneos restituídos ao dador, através da mesma punção.
Tipos de aférese:
  • Plaquetaférese - doação de plaquetas – as plaquetas são células sanguíneas que controlam a hemorragia. Destinam-se a doentes com leucemia, linfoma, cancro, doentes sujeitos a cirurgia cardíaca ou transplante de medula óssea. São substituídas 48 horas após a dádiva.
  • Eritraférese - doação de glóbulos vermelhos – os glóbulos vermelhos são células sanguíneas que têm como função transportar o oxigénio. Destinam-se a doentes politraumatizados, submetidos a cirurgias, doentes transplantados, com doenças crónicas como leucemia ou outra forma de cancro.
  • Plasmaférese - doação de plasma – o plasma é o componente líquido que contém as proteínas plasmáticas. É administrado a doentes traumatizados queimados, receptores de transplante de órgãos e doentes com alterações de coagulação.
    A aférese é segura?
    Sim. É supervisionada durante todo o procedimento por uma equipa atenta e treinada. Todo o material utilizado é esterilizado e eliminado após cada doação, sendo impossível contrair alguma doença.
    Quanto tempo demora?
    Demora entre 30 a 50 minutos, conforme o tipo de dádiva seleccionada. É mais demorada que a colheita de sangue total, embora com grandes vantagens para os doentes que necessitam de transfusão sanguínea.
    Quem pode ser dador por aférese?
    • Todo o indivíduo saudável, dos 18 anos aos 60 anos, que pese mais de 50 Kg;
    • Ter doado, pelo menos, duas vezes sangue total sem qualquer tipo de reacção adversa;
    • Não possuir história pessoal ou familiar de hemorragia e/ou trombose;
    • Não ter ingerido Aspirina ou Anti-Inflamatório Não Esteróide nos últimos cinco dias (impedimento só no caso de plaquetaférese);
    • Não ser multípara (três ou mais filhos).
    Onde pode dar sangue por aférese?
    Nos Centros Regionais de Sangue (CRS) de Lisboa, Coimbra e Porto do Instituto Português do Sangue.

    Sem comentários: