segunda-feira, 26 de março de 2012

Abandono




Já fiz parte da educação de mais de uma centena de crianças mas, a verdade, é que nunca criei nenhuma. Não me assusta propriamente ter filhos devido à indisponibilidade a todos os níveis que isso passa a implicar nem sequer por motivos financeiros. Assusta-me sim porque penso que é a maior responsabilidade que temos na nossa vida. Ou devia ser.
Passaremos a ser alvo de dois olhos esbugalhados que vão processar tudo o que somos e fazemos, tudo o que lhes dizemos e fazemos sentir. Para o bem e para o mal, sem que haja um passo atrás. O que está feito está registado e vai estar presente, para sempre, na cabecinha do pequeno ser.
Por este motivo me assusta que hajam ainda tantos preconceitos, tanta falta de respeito, tanta violência e, principalmente, tanta irresponsabilidade na arte de educar uma criança.
Assusta-me este abandono das crianças. Assusta-me a inversão de prioridades em geral.

Coisas tristes de se ver:
Crianças com pouco mais de um ano mexerem melhor nos telefones que os pais
Pais que chegam a casa quando os filhos já dormem e acham que férias nas Ilhas Gregas os vão compensar
Adolescentes com ténis de 200€
Famílias a passear em Centros Comerciais ao fim de semana
Pais a fumar dentro do carro com crianças atrás
Pais a gritar com os filhos
Filhos a gritar com os pais
Pais a bater nos filhos
Filhos a bater nos pais
Pais que não têm mão nos filhos desde que nascem
Famílias com crianças pequenas que comem recorrentemente no McDonald's
Avós que não fazem parte da vida das crianças

Sem comentários: