terça-feira, 9 de outubro de 2012

Mas quem é que aguenta

um estômago destes?
Ao fim do sexto dia sem comer (e que belo avanço levou a dieta) lá fui eu direitinha à Clínica Privada de Maputo. Um pé na Europa, para quem deseja matar saudades.. e um descanso muito maior que o hospital público, não é que tenha tido grandes experiências aqui, mas o provincial de Inhambane não me deixou muito descansada.
Lembro-me de uma vez nas urgências do Amadora-Sintra um senhor berrar porque era inadmissível a casa-de-banho não ter chave, 'onde está o nosso direito de privacidade?' gritava para desconsolo de quem se encontrava realmente doente. Cá para mim é uma medida de segurança, pois a probabilidade de um doente de urgência usar a casa-de-banho e ter um fanico é grande, para além de que quando estamos mesmo mal, que se lixe a privacidade, mas isto sou eu.. Voltando ao hospital de Inhambane, não tinha casas-de-banho. Enquanto esperava pelos resultados do teste da malária fui num instante ao outro lado da rua, atrás de um arbusto.
Mas na verdade, abala-nos muita coisa quando estamos em solo diferente e com tanta história e dificuldade que em tom de brincadeira partilhamos no café. Falta-nos uma segurança real, um aconchego de que se alguma besta fizer alguma coisa errada vamos ter a oportunidade de chamar alguém que lhe seja superior e remediar alguma coisa. Aqui as bestas são muitas vezes ao contrário. São bestas que lutam com o que não têm e com o que não sabem para casmurramente tentar fazer um pouco mais. E quanto a isto, não podemos fazer muito, mesmo quando lutamos pela nossa saúde, em extremo, pela nossa sobrevivência. Resta-nos ter coragem, ou resta-nos desistir e voltar à nossa zona de conforto.



2 comentários:

Dom Rafa disse...

6 dias sem comer? No soro? É sério isso? =/

E a falta de banheiro/chave no banheiro? Eu acho engraçado todas as reclamações que recaem sobre hospitais públicos no mundo todo. No Canadá, reclamam das 6h na fila, no Brasil, reclamam da falta de quartos, aí, aparentemente faltam banheiros...
Bueno, espero que esteja melhor e comendo camarãozão na praia, ao ler isso.
=)

Maria disse...

Ainda estou nos chás e torradas, mas lá chegarei :)

Obrigada!