quinta-feira, 30 de abril de 2009

águas mil










ontem à noite fui ver o filme português que está na competição internacional de longas para o indie lisboa.
antes mesmo de começar o filme, surpreendeu-me uma av de roma cheia de vida e soube-me lindamente jantar por ali e ainda beber chá numa esplanada da av da igreja.
mas para acabar em grande, fui presenteada com um filme de uma fotografia maravilhosa e com interpretações muito, muito boas.
o filme de ivo ferreira fala de alguns segredos vividos no pós 25 de abril e é, quanto a mim, uma produção nacional a não perder.













terça-feira, 28 de abril de 2009

aumentos em portugal? só nos decotes!

mas porquê tanto alarido sobre as restrições da indumentária nos serviços públicos?
não é suposto uma pessoa ter tento naquilo que veste no seu local de trabalho? eu conheço uma que atendia ao público, numa loja de roupa, de fato de treino. e a vergonha, penso eu, é chegar ao ponto de se ser repreendido por isto (e também por ouvir o relato da bola na loja e ler o jornal no balcão.. não resisti contar esta!).
ora então se estamos a trabalhar, e não a fazer mamografias, qual será o objectivo?
com a parte de andar de ténis e de chinelos ninguém embirra.. ah e também há o problema piercings, isso sim, é uma ultraje agora o resto.. o resto é para se mostrar!

as tabelas mágicas

existirá alguma faculdade no mundo onde, num processo de equivalências, se enganem em 6 cadeiras e se esqueçam de lhes dar equivalência?
claro que há e chama-se lusófona!
pois que, ao fim de um ano, descobri que uma alma ignorante se enganou a olhar para a tabela de equivalências, que se trata de uma tabela óptima para burros. de um lado tem as cadeiras existentes na lusíada e do outros as correspondentes da lusófona. simples não parece?
pois não só a dita alma me trocou as notas de imensas cadeiras, como também achou por bem que eu repetisse 6 disciplinas. metade fiz no primeiro semestre e a outra metade estou a fazer agora.. ou estava, até ter percebido que estava a trabalhar em seco.
qual a solução? devolução do raio do dinheiro que gastei com as ditas! pois. claro. ficamos assim!

sexta-feira, 24 de abril de 2009

intolerância religiosa

o texto da carolina (que não se chama carolina) não pode seguir para o jornal sob o risco de ferir susceptibilidades.. vou posta-lo aqui para que possa ser divulgado, ainda que não directamente pela sua verdadeira autora.

a intolerância religiosa para mim é quando há pessoas que escrevem mentiras sobre as religiões e, os crentes acreditam sem verem que há muitas armadilhas. há até pessoas que se matam por causa da religião e acreditam que estão a fazer uma coisa certa.
a intolerância religiosa para mim é quando a religião não permite que as pessoas sejam assistidas como as outras no hospital.
a intolerância religiosa para mim é quando um homem pode casar com várias mulheres.
a intolerância religiosa para mim é quando há mulheres obrigadas a andar cobertas e, se não o fizerem, serem maltratadas pelos maridos.
a intolerância religiosa para mim é quando alguém é proibido de festejar o natal, o carnaval ou a páscoa.
a intolerância religiosa para mim é quando se proíbe alguém de comer certos alimentos como a carne de porco, o chouriço de sangue ou as gorduras.
a intolerância religiosa para mim é quando se proíbe alguém de ser famoso e de aparecer na televisão.
a intolerância religiosa para mim é quando uma criança não pode pendurar posters na parede do seu quarto.
a intolerância religiosa para mim é quando uma pessoa não pode casar com uma pessoa de outra religião.
a intolerância religiosa para mim é quando alguém é condenado à morte mesmo que tenha feito algum mal.

terça-feira, 21 de abril de 2009

estrangeirices

hoje de manhã quando ia a subir a minha rua deparei-me com um daqueles placards de madeira onde os senhores dos cafés escrevem o menu do dia.. e para além do menu do dia dizia:
servem-se refeiçõe's

quinta-feira, 16 de abril de 2009

os posters são coisas do demo

(adoro o termo demo. é do mais palerma que há)

uma menina, que podia chamar-se carolina (mas não chama), é uma menina com um atraso mental visível. a carolina lembrou-se de escrever um artigo para o jornal escolar sobre a intolerância religiosa. um título que pensei que ela estivesse a confundir com 'discriminação religiosa' mas o engano foi meu, era intolerância a palavra correcta. a carolina exprime-se como pode e, diga-se, explica-se muito bem!
a carolina escreveu apenas o título e chamou-me..

-não sei o que escrever!
-não sabes? então mas se decidiste escrever sobre esse tema, é porque em alguma coisa já tinhas pensado..
-sim. é porque eu não gosto nada da minha religião! por causa da minha religião eu não posso festejar o natal nem a páscoa. e por causa da minha religião eu não posso comer gorduras nem chouriço de sangue. não posso pendurar na parede aquelas coisas que vêm nas revistas (os posters) e não posso nunca ser famosa nem aparecer na televisão. na minha religião nem deixam as pessoas levar sangue no hospital.
há até religiões que deixam os homens casar com muitas mulheres, batem nelas se não andarem tapadas e até as podem matar à pedrada.
há religiões que até dizem às pessoas que se podem matar pela religião e que isso é uma coisa boa.
eu não gosto nada das religiões!

esta criança conhece todas as religiões que existem. vê tudo o que pode na internet e na televisão sobre o assunto. tem uma raiva naquele coração de 12 ou 13 anos que mete dó.
o desespero de criar decentemente uma criança num meio difícil pode ser tão perverso como simplesmente não querer saber. e conta a intenção? a intenção não conta para nada. o que conta são os resultados.

e provavelmente o artigo não irá para o jornal porque, no que diz respeito a religiões, a palavra de ordem é não chocar.

quarta-feira, 15 de abril de 2009

mamadu bobo

qual nervoso miudinho o do primeiro dia de trabalho.. onde é que isso já vai..
nervosa fico eu só de pensar que alguma vez vou ter que pronunciar alguns dos nomes que me têm aparecido na escola..
entre mamadu, bobo, genabu, geisa, osvaldina, you, kanhala, yafeni, aracy, romilsa, alage, embaló, darcy, yuly, berly, adama, elber, myroslava, weslene, janini, russidânia, querolane, resime, tamara, branca, baldé, jenny, giselia, ramatulai, adma, andri, jeniker, krystyna, pollyana, jerisia, nícia, aleida, alena, yuriy, vadym, alexe, artemiza, cleidir, magui, weslen, will stock, jerusa, maisa, elmira, admilson, ivanilde, botnariuc, spenser, sheidine, federica..
bem, é uma panóplia amplamente mais rica que as das escolas de londres, sem qualquer sombra de dúvida..
quando tinha esta idade (entre os 10 e os 15) achava o máximo ter um nome esquisito.. mas na escola onde andei os nomes mais estranhos eram núria.. e dídio e o meu não era de todo estranho. sempre foi o mais comum de todos, ou não fossem todas as mulheres marias!
agora já não acho tanta piada a estas estranhezas.. e até já gosto de maria.
sim, porque na escola também temos as versões 'conjugação' como vanessa patrícia, rute marlene, ronaldo eusébio e muitas outras que não consegui decorar.
qual será o motivo de duas criaturas enquanto pais escolherem um nome para uma criança que, provavelmente durante anos vai ser gozada?
e não há uma certa restrição na escolha de nomes no registo português? como é que acontecem coisas destas?

segunda-feira, 6 de abril de 2009

o dia da chuva

depois de ontem, antes de ir ver os blue man group (um grande espectáculo), ao estacionar o carro o 'sr arrumador' me ter dito que a moeda que lhe dei não coincidia com o calibre do carro.. e depois de ter sido a primeira a chegar ao restaurante e de ter pedido uma garrafa de vinho o 'sr capriciosa' me ter dito que, se era só para mim, não havia garrafas pequenas..
hoje quando estava a sair do pingo doce tive um encontro de um nível elevado com um 'sr psp'.
'boa tarde. a viatura é sua?
sim é!
por acaso sabe que não tem seguro desde dia 24 de fevereiro?
por acaso não.. tenho estado fora e não sou eu quem trata desses assuntos..
e sabe que o total da multa por não o ter são 560€?
pois.. por acaso não fazia a mínima ideia..
então e esteve fora muito tempo?
algum.. estive 6 meses..
espanha?
londres.
ahh. e gostou? tem coisas melhores cá!
gostei sim. e tem muitas coisas melhores que cá! mas nós também temos cá muitas coisas melhores que lá!
então e o selo? não devia ser já de 2009? e a inspecção? é este mês..
pois.. não percebo nada disso, mas se o sr diz..
ah pois!
porcaria dos carros só dão é despesa.. devia era vendê-lo!
é um clássico o seu carro. não me importava de ter um descapotável..
pois..
é modelo cl?
não faço a mais pequena ideia.. acho que não..
e é a gasóleo?
isso é!
hum.. e não quer mesmo vender?'

sr arrumador: para a próxima levo o meu carro em vez do da minha mãe para ver se é você a dar-me uma moeda!
sr capiciosa: quando quiser fazemos uma jantarada para o senhor não voltar a opinar sobre a quantidade de vinho tinto que uma mulher com gastrite crónica (que implica não poder beber mais nenhuma bebida alcoólica) consegue dar conta durante umas horas!
sr psp: agradeço muito não me ter passado uma multa de 560€ e me ter dado o benefício da dúvida.. mas bolas.. quer comprar o meu carro? quando o quiser vender não vou ao pingo doce.
só queria umas bolachas e uns iogurtinhos.